domingo, 24 de junho de 2007

Apresentação



O carnaval chega à pequena cidade de Rio Goroso da Serra na figura de um gigantesco Arlequim sobre um carro alegórico. Que desastre se ela de uma hora para outra criasse vida, diz o narrador, referindo-se à tal figura. Mas ela cria... e adentra a cidade, destruindo brutalmente o seu portal, metáfora da tradição, da memória, da história de Rio Goroso.


A personificação conferida a determinados símbolos do texto, como o Arlequim e o chafariz da praça, por exemplo, é responsável por momentos da narrativa em que ela própria parece desejar fundir-se à poesia.


O chafariz, originalmente uma ninfa, representante do modelo clássico tradicional, passa a Colombina, que com o tempo se apresenta frágil e desgastada, resultado do carnaval privado de seu sentido original e verdadeiramente transgressor, bem como de qualquer outro sentido que pudesse vir a adquirir:


A Colombina estava ficando para titia. (...) E nem sequer lhe sabiam o nome. A mesma ferrugem que lhe deformara o semblante de mocidade peralta, arrancara-lhe também o nome. A placa corroída exibia só borrões metálicos.


A memória, por sua vez, tem seus guardiões tanto dentro como fora da ficção. Pedro Pedreiro (cinco Pedros ao todo no texto!), ao ser indagado sobre a continuidade de seu trabalho na manutenção da guarda do portal após a sua morte, não titubeia ao responder: - Meus filhos (...). As gerações seguintes resguardarão a história como na tradição oral, em que a memória se perpetua através do contato entre os homens e da língua por eles falada; as gerações como a das personagens de Pedrinho Porque e Pedrinho Duvido, nascidas no governo da Conjuração Carnavalesca, questionadoras da realidade que se lhes apresenta, como seus próprios nomes sugerem.

Tereza Paula Alves Calzolari
(Doutoranda em Literatura Brasileira pela UFRJ)

2 comentários:

A. João Soares disse...

Um abraço
Do Miradouro

Paola Vannucci disse...

Olá

Faço um convite de primeira Mão para que visite o meu blog, ontem foi o Dia da poesia!!!!!!

Tem algo meu por lá, faça o seu comentário,

http://pvannucci.blogspot.com

Boa Dia!!

Paola